Translate

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Profissionais da segunda etapa do Programa Mais Médicos já estão no Tocantins.



Dos 416 profissionais brasileiros da segunda leva do Programa Mais Médicos, cinco estão no Tocantins. 

Estes profissionais foram distribuídos nos municípios de Filadélfia, Monte Santo e Paranã, além de dois no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), em Palmas. De acordo com o Ministério da Saúde, o Tocantins já conta com 27 profissionais atuando pelo programa. O atendimento realizado por este grupo atinge mais de 93 mil pessoas no estado.

Além dos brasileiros, também vieram para o Estado,  médicos estrangeiros, chamados intercambistas (profissionais com diploma estrangeiro, que se inscrevem individualmente e escolhem o município); e médicos cubanos do acordo OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), que são distribuídos conforme a necessidade dos municípios.
No mês passado, 15 médicos cubanos e um médico brasileiro formado na Espanha desembarcaram em Palmas. Depois de um treinamento na Capital, os médicos seguiram para as cidades onde já estão atendendo à comunidade.
Em Palmas, seis médicos da primeira fase já estão atendendo. Boa parte deles com formação em Instituições de Ensino tocantinenses, como é o caso do médico Raulynsson Oliveira, formado no ITPAC, campus de Porto Nacional. Ele trabalha na Unidade de Saúde do Jardim Aureny II, região Sul da cidade, de segunda a sexta-feira. “Trabalhar com a comunidade é muito bom, trabalhamos com grupos e não apenas no consultório, a comunidade sempre responde ao nosso chamado. Além da estabilidade financeira dada pelo Programa Mais Médicos”, garantiu.
Morador do Aureny II, o pastor evangélico José Ribamar dos Santos elogiou o trabalho do jovem médico. “É um dos melhores médicos que já passou por aqui, está sendo um exemplo o seu trabalho. As pessoas comentam que ele é tão novo, mas tão competente. Se todos os profissionais tivessem essa competência, a saúde do nosso País mudaria”, argumentou.
Mais Médicos
Lançado pela presidente Dilma Rousseff, no dia oito de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades. Os médicos do programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, a chegada dos novos médicos contribui com o trabalho dos médicos que já atuam no Tocantins. Sendo um reforço ao sistema como um todo. “A Secretaria é responsável por fazer o monitoramento e avaliação da atenção básica, que fortalecida há uma diminuição da internação hospitalar e trabalhamos melhor a prevenção nas unidades de saúde”, enfatizou. (ATN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário